Skip to main content

O que é Dashboard Administrativo?

O Dashboard é o maior aliado da Gestão da Performance dos especialistas e das organizações. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre cada uma das opções que esse painel oferece.

Além disso, no Dashboard, você consegue medir os principais indicadores sobre os clientes, consultores e produtos.

A seguir explicamos todas as funcionalidades dessa tela.

Barra superior que aparece na tela inicial (Filtros)

No campo “Empresa”: Se houver mais de uma empresa, é possível alterar para qual se deseja visualizar.

No campo “Especialista”: É possível filtrar por Nome, todos os colaboradores que fazem parte de uma mesma empresa, e que são especialistas do projeto

No campo “Cliente”: É possível filtrar por projetos específicos de determinado cliente.

No campo “Produto”: É possível filtrar por Produtos específicos.

No campo “Tipos dos projetos”: Os projetos podem ser classificados por categorias, assim é possivel fazer uma busca qualificativa entre as opções de:

Curso, Consultoria Online, Auditoria, Consultoria Presencial, Mentoria, Coaching, Acessório, Suporte ao Cliente, Suporte Técnico, Onboarding Ativação, Outsourcing BPO, Sistema de Gestão, Suporte Franquia Licenciado, Implementação, Consultoria Hibrída Manutenção e Recorrência

Projetos ativos:

  • Total: É a quantidade total de projetos cadastrados na plataforma, onde os ativos aparecem primeiro.
  • Expiram em 30 dias: É a quantidade de contatos que vão vencer em até 30 dias.
  • Expirados: É a quantidade de projetos que já chegaram a sua data final e foram reativados/prorrogados.

Para ter acesso às informações desse filtro, basta clicar sobre o número da opção desejada. Uma tela com o relatório contendo as informações filtradas ficará visível. É possível aplicar mais filtros em cima deste relatório, exportá-lo em PDF ou Excel.

Clicando sobre os números de qualquer uma desses indicadores, uma nova tela ficará visível mostrando um relatório com mais detalhes sobre os projetos:

  • ID: É o número do projeto do cliente.
  • Título: Título do projeto.
  • Cliente:  Campo de busca com o nome da empresa do cliente.
  • Produto: Qual produto esse cliente está consumindo.
  • Especialista: Filtragem pelo nome do especialista/consultor responsável.
  • Interlocutor: Filtragem pelo nome do cliente/interlocutor responsável.
  • DSI: Dias sem interação com a plataforma.
  • Notas: Quantidades de anotações dos últimos 30 dias sobre projeto.
  • Cro%: Porcentagem do cronograma do projeto que foi consumido pelo cliente.
  • Freemium: Se este cliente está em modo Freemium.
  • Início: Momento em que o cliente iniciou o projeto (data de vigência).
  • Fim: Data determinada para finalização do projeto (data de vigência).
  • Restantes: Quantos dias faltam para terminar o projeto.

É possível também Exportar relatórios sobre Projetos e Participantes em PDF ou Excel. Para voltar a tela inicial é só clicar no ‘x’ na parte superior direita da tela.

Projetos Inativos

Em projetos inativos, são apresentados todos os clientes que já entraram na base com um projeto e que não fazem mais parte dos clientes ativos. Ou seja, encerraram o projeto por tempo de vigência ou pediram cancelamento.

Tempo Médio de Resposta

Neste indicador, o sistema mostra uma média do tempo que seus consultores levam para responder os chamados de seus clientes. De uma forma geral ou em conjunto com filtro de Especialista. Neste campo é possível ver a média de tempo de um consultor específico.

É importante ressaltar que este tempo médio não considera apenas a primeira resposta e sim, todas as respostas dos consultores. É feita uma média entre elas, desconsiderando as respostas dos clientes.

Exemplo: chamado foi aberto: inicia-se a contagem do tempo até a primeira resposta do consultor. Uma vez que o chamado é aberto, para-se de contar o tempo até a próxima resposta do consultor. A “última” resposta do consultor “trava” o tempo.

Para saber mais sobre tempo de chamados veja esse artigo sobre criticidade.

Dica: toda vez que houver um símbolo de interrogação haverá uma nota explicava sobre a ferramenta ou filtro.

Dias sem Interação (DSI)

O que é considerado interação na Evolutto? São pontos de contato que seu cliente faz com plataforma e/ou consumo/visualização do produto disponibilizado por você. Os pontos de interação são:

  • A visualização de um conteúdo pela primeira vez.
  • A realização de um download/upload das tarefas.
  • Abertura de chamados.

Quando o DSI é atualizado na Central do Projeto?
R: O DSI (Dias sem interação) só é incrementado a Central do projeto após um período completo de 24 horas. (ou seja, esta atualização ocorre sempre na madrugada entre 00:00 as 06:00).

Quando o DSI é atualizado no dashboard do consultor?
R: Após uma nova atualização do DSI na Central do Projeto, ele será atualizado também no dashboard do consultor em até duas horas.

Quando o cronograma é atualizado na Central do Projeto?
R: A porcentagem do cronograma na Central do Projeto é atualizada quando alguma nova atualização é disponibilizada via gestor de produtos. Nesse caso, quando a Central do projeto é acessado na área do consultor, ou o cronograma do projeto na área do cliente, já se atualiza o cronograma. Ele também pode ser atualizado manualmente, por meio de um pedido de atualização das respostas do diagnóstico na área do cliente e/ou do consultor.
Obs: A porcentagem indica o avanço de uma pessoa no cronograma. A mesma pode ser alterada conforme realizas as tarefas, visitas às páginas, etc.

Quando o cronograma é atualizado no dashboard do consultor?
R: Após uma nova atualização do cronograma na Central do Projeto, ele é atualizado também no dashboard do consultor em até duas horas.

Nesse gráfico interativo é possível saber de forma geral, dividida por blocos, como está a base de clientes em relação ao uso da plataforma. Entre os indicadores que mostram informações sobre os clientes estão:

  • De 0 à 5 dias sem interação.
  • De 6 à 10 dias.
  • De 11 à 20 dias.
  • Mais de 20 dias.
  • E Nunca interagiu.

Nota: o gráfico é interativo. Clicando sobre qualquer coluna é possível ver quais clientes fazem parte desse indicador.

Cronograma

Esse gráfico traz informações sobre quantidade de clientes e, classificação por STATUS do cronograma de seus clientes ativos na plataforma. Saiba mais sobre como é feito o cálculo de Status.

O Status do cronograma é determinado baseando-se no percentual do cronograma concluído em relação ao seu tempo de vigência. Há três categorias de status:

  • Atrasados
  • Em dia
  • Adiantados

Para ter detalhes de quais são os clientes que pertencem a cada Status, basta clicar sobre a cor desejada. Um relatório com mais detalhes ficará visível.

Obs.: Esta atualização ocorre sempre na madrugada entre 00:00 as 06:00

Implementação

Esse gráfico divide a cartela de clientes por,  momentos que eles se encontram ou consumem o cronograma.  Ou seja, percentual de tempo que o cliente consumiu do seu produto (conteúdo e tarefas).

Atendimento

O gráfico de atendimento mostra os picos de interações (pontos onde houve maior volume) em que  seus clientes interagiram por chamados  no mês vigente.

  • Linha azul: criados em até 14 dias.
  • Linha laranja: criados em até 26 dias.
  • Linha cinza: é a média das interações.

Os três últimos gráficos:

Projetos por produto: Este gráfico lista os 10 produtos com mais projetos.

Chamados por produto: Este gráfico lista os 10 produtos que tiveram mais chamados nos ‘últimos 7 dias’.

Chamados por clientes: Os 10 clientes que mais abriram chamados nos ‘ultimos 7 dias’.

Informações complementares sobre essa tela inicial:

Ícone de Sino: Apresenta notificações importantes sobre ações feitas na plataforma. Para saber mais detalhes veja esse artigo: O que o sininho do Evolutto te notifica?

Área do Cliente: Leva para outra área de trabalho com informações voltadas aos projetos em que você participa como interlocutor/cliente. E, também, à nossa Jornada de Sucesso onde está o passo a passo para conhecer a plataforma e desenvolver o seu produto.

Foto/perfil: Nessa opção poderá ver seu perfil, alterar a sua senha, alterar idioma da plataforma e sair do sistema.

Observação Importante:  Status do Projeto (adiantado, em dia, atrasado), DSI ( Dias Sem interação) e Especialistas Ativos e Exclusão de Projetos só são atualizados no Dashboard durante a rotina do sistema entre 00:00 as 06:00. Então algumas alterações efetuadas durante o mesmo dia só podem ser acompanhadas em tempo real entrando diretamente na central do Projeto ou no menu Projeto, ja que no Dashboard irá refletir no dia seguinte.

São atualizados de 3 em 3 minutos: projetos atualizados recentemente, chamados, projetos ativos, porcentagem do cronograma e métricas do cronograma.

Esse artigo te ajudou? Avalie e deixe seu comentário.

Leave a Reply