Skip to main content

Regras de liberação

By fevereiro 24, 2023julho 6th, 2023Atendimento

O que são regras de liberação?

São regras baseadas em diagnósticos, que permitem a liberação de uma fase ou não dependendo da resposta do cliente.

Veja abaixo uma descrição geral das configurações das Perguntas que devem ser configuradas no Diagnóstico do Produto:

  1. Configuração de perguntas: Os usuários devem configurar as perguntas específicas que serão apresentadas aos clientes durante o processo ou diagnóstico. Isso inclui a definição do tipo de pergunta (múltipla escolha, resposta aberta, etc.) e as opções de resposta disponíveis.

2. Definição do tipo de resposta e responsável pela resposta: o sistema deve questionar ao usuário o tipo de pergunta que ele deve cadastrar (opcional ou dissertativa), e quem irá respondê-la: o consultor ou cliente.

3. Definição de respostas padrão: Se a escolha do responsável pela resposta for o cliente, deve ser apresentada a pergunta: “A pergunta é obrigatória (Opções: sim ou não)?”, caso o consultor seja o responsável, deve ser selecionada uma resposta padrão: Sim, ou Não, em caso de ausência de resposta.

4. Notificação sobre as regras configuradas: Após as configurações, quando “especialista” for selecionado para o autor da resposta, é emitido o alerta: “O especialista poderá alterar esta resposta na Central do projeto” e “Você poderá utilizar esta resposta na regra de validação das fases do projeto”.

5. Configuração das regras de liberação: Os usuários têm a capacidade de estabelecer as condições e critérios que determinam a liberação ou o pulo de fases com base nas respostas dos clientes. Isso inclui a definição das perguntas específicas que desencadeiam a liberação de uma fase, assim como as perguntas que podem resultar no pulo de uma fase.

6. Validação e verificação das regras: O sistema é capaz de validar e verificar as regras de liberação configuradas pelos usuários, a fim de garantir sua consistência e coerência. Isso pode envolver a detecção de possíveis conflitos ou inconsistências nas regras, bem como a realização de testes para verificar se as regras estão funcionando corretamente.

Como editar as perguntas?

O consultor pode editar as perguntas na Central do Projeto, aba “Diagnóstico”:

Depois de clicar em Editar, é necessário clicar em “Atualizar respostas”, para que o cronograma seja recalculado.

Já, o cliente pode editar as perguntas (quando as perguntas estiverem com a configuração para resposta do cliente), na Área do Cliente, dentro do Projeto:

Exemplo de usabilidade:

Exemplo de pergunta: Você tem na empresa uma equipe de marketing interna? Respostas possíveis: Sim/Não. (Independente de ser respondida pelo cliente ou consultor)

Se a resposta esperada para a regra é “Sim”, e a resposta dada for sim, a fase aparecerá, caso o contrário ele pula para uma próxima fase.

Assista esse vídeo e veja como funciona:

Esse artigo te ajudou? Avalie e deixe seu comentário.

Leave a Reply