O que são regras de liberação baseadas no Diagnóstico do projeto?
Um diagnóstico, em um contexto amplo, mapeia e analisa uma série de elementos para identificar o estado atual de uma situação com seu cliente.
Em seu produto, diagnósticos são perguntas que você cria, que permitem a liberação de uma fase ou não dependendo da resposta que for dada a cada questão.
Para saber mais sobre os diagnósticos dos produtos, acesse esse outro link.
Veja abaixo uma descrição geral das configurações das Perguntas que devem ser configuradas no Diagnóstico do Produto:
- Configuração de perguntas: Os usuários devem configurar as perguntas específicas que serão apresentadas aos clientes durante o processo ou diagnóstico. Isso inclui a definição do tipo de pergunta (múltipla escolha, resposta aberta, etc.) e as opções de resposta disponíveis.
2. Definição do tipo de resposta e responsável pela resposta: o sistema deve questionar ao usuário o tipo de pergunta que ele deve cadastrar (opcional ou dissertativa), e quem irá respondê-la: o consultor ou cliente.
3. Definição de respostas padrão: Se a escolha do responsável pela resposta for o cliente, deve ser apresentada a pergunta: “A pergunta é obrigatória (Opções: sim ou não)?”, caso o consultor seja o responsável, deve ser selecionada uma resposta padrão: Sim, ou Não, em caso de ausência de resposta, para que a plataforma possa considerar a resposta padrão, na liberação ou não da fase.
Importante: Ordem em que as Regras de Liberação consideram as respostas:
1. Resposta dada pelo cliente ou consultor;
2. Resposta padrão, quando não há resposta.
4. Notificação sobre as regras configuradas: Após as configurações, quando “Consultor” for selecionado para o autor da resposta, é emitido o alerta: “O especialista poderá alterar esta resposta na Central do projeto” e “Você poderá utilizar esta resposta na regra de validação das fases do projeto”.
5. Configuração das regras de liberação: Os usuários têm a capacidade de estabelecer as condições e critérios que determinam a liberação ou o pulo de fases com base nas respostas dos clientes. Isso inclui a definição das perguntas específicas que desencadeiam a liberação de uma fase, assim como as perguntas que podem resultar no pulo de uma fase.
6. Validação e verificação das regras: O sistema é capaz de validar e verificar as regras de liberação configuradas pelos usuários, a fim de garantir sua consistência e coerência. Isso pode envolver a detecção de possíveis conflitos ou inconsistências nas regras, bem como a realização de testes para verificar se as regras estão funcionando corretamente.
Como funciona, na prática a liberação de cada fase?
No produto, após configurar as perguntas do diagnóstico, é possível utilizar cada pergunta como “filtro” para averiguar se uma determinada fase deve ou não, aparecer para um cliente.
Exemplo – Tenho a seguinte pergunta cadastrada no diagnóstico de um produto:
Observe que a pergunta é obrigatória (exige resposta do seu cliente), e é optativa, tendo a opção de “Sim” ou “Não”.
Agora, essa pergunta será usada como Regra de Liberação de uma das fases de um produto, com a resposta esperada como “Sim”.
Para realizar essa configuração, deve-se acessar a fase do produto no Gestor de Produto, então, clicar em “Adicionar regra”, e por fim, a pergunta a ser utilizada como regra, deverá ser selecionada:
Quando você configura uma “Resposta esperada” para que seja SIM, significa que a fase vai aparecer para o cliente, se a resposta dada por ele à pergunta em questão, for SIM. Caso a resposta do cliente seja NÃO, a fase não vai aparecer, e somente será apresentada a próxima fase.
A regra se comporta exatamente da mesma forma, caso você configure a resposta esperada para NÃO, e caso a resposta seja dada por um consultor, ou então, seja configurada uma resposta padrão (em caso de ausência das respostas), nas configurações da própria pergunta.
Como criar regras com mais de uma pergunta para ocultar uma fase?
Se você deseja trabalhar com mais de um critério para liberação de fases, você pode criar mais de uma pergunta para uma mesma fase, veja um exemplo:
Suponhamos que uma organização tenha um produto, e deseja que uma fase de um produto só apareça para clientes do ramo cosmético que possuam mais de 50 funcionários. Então, a organização cadastra no diagnóstico do produto, duas perguntas:
Nesse exemplo fictício, as perguntas exigem respostas “Sim/Não”. Então, o gestor do produto, adiciona essas 2 perguntas à uma das fases do produto, como no exemplo abaixo:
Com essa configuração, a fase acima, só aparecerá no cronograma do cliente da organização, SE responder SIM às duas perguntas configuradas na regra.
Como editar as respostas dadas?
O consultor pode editar as perguntas na Central do Projeto, aba “Diagnóstico”:
Depois de clicar em Editar, é necessário clicar em “Atualizar respostas”, para que o cronograma seja recalculado.
Já, o cliente pode editar as perguntas (quando as perguntas estiverem com a configuração para resposta do cliente), na Área do Cliente, dentro do Projeto:
Como atualizar respostas editadas, em cada projeto?
Quando uma pergunta é editada no Diagnóstico, automaticamente, é atualizada no projeto, não tendo a necessidade de atualizar o produto no Megafone.
Exemplo de usabilidade:
Exemplo de pergunta: Você tem na empresa uma equipe de marketing interna? Respostas possíveis: Sim/Não. (Independente de ser respondida pelo cliente ou consultor)
Se a resposta esperada para a regra é “Sim”, e a resposta dada for sim, a fase aparecerá, caso o .
Assista esse vídeo e veja como funciona:
Esse artigo te ajudou? Avalie e deixe seu comentário.