Skip to main content

DDoS: O que é, como funciona e como é a proteção na plataforma Evolutto?

By junho 28, 2022Atendimento

O Que é DDoS?

DDoS é o acrônimo para Distributed Denial of Service, que ao ser traduzido do inglês, significa algo como “Negação Distribuída de Serviço”, termo que representa ataques ordenados e maliciosos.

Esses ataques podem ser feitos por diversos” atacantes” (como computadores ou servidores) que distribuem e coordenam os ataques em um alvo, sobrecarregando sistemas, deixando-o “fora do ar”. Imagine, que no caso, a plataforma Evolutto ou alguns dos seus serviços ficariam inacessíveis.

E como funcionam esses ataques?

De uma maneira geral, um ataque do tipo DDoS é um ataque malicioso cujo objetivo é sobrecarregar um servidor ou um computador, esgotar seus recursos como memória e processamento e fazê-lo ficar indisponível para acesso de qualquer usuário.

Eles diferem dos ataques tradicionais, em que hackers e agentes maliciosos infestam computadores com pragas virtuais para danificar arquivos.

Um ataque DDoS exige a participação de “vários atacantes”. Por exemplo, um computador comandado por uma pessoa consegue controlar vários outros computadores infectados para direcionar uma rede de ataques a um alvo muito específico, ou seja, esta mesma pessoa pode controlar várias requisições para um mesmo sistema, fazendo com que o mesmo fique sobrecarregado. Coisa de gente mal intencionada, não é?

E como a Evolutto se protege desses ataques?

Sabemos o quanto é importante para você e para nós que a plataforma esteja sempre disponível e com um ótimo processamento. Por isso, estamos investindo constantemente em tecnologia que melhorem o desempenho de nossos servidores, e agora também contamos com a proteção DDoS da Cloudflare.

Dessa forma, o nosso domínio será apontado para os servidores da Cloudflare, que servem como um filtro, impedindo solicitações indevidas nos servidores onde seu site está hospedado, evitando lentidão e sobrecargas.

O CloudFlare também funciona como uma espécie de cache externo, liberando o acesso a páginas e conteúdos já carregados em alguma outra ocasião (quando o usuário já acessou a página). Ele não chega nem a consultar o servidor destino, resultando em uma economia de banda e acesso mais rápido à plataforma.

E como a Evolutto vai te alertar em caso de um ataque?

Como contamos com a proteção da Cloudflare, é muito difícil ocorrer um ataque, mas caso isso ocorra, nossa equipe de suporte será notificada sobre alguma instabilidade ou problema na plataforma, e agiremos o mais rápido o possível.

Além disso, temos procedimentos internos para notificação dos clientes pelos canais de contato disponíveis na plataforma.

Esse artigo te ajudou? Avalie nas estrelinhas.

Leave a Reply